Esta ARU, com uma área de cerca de 23ha, compreende praticamente toda a zona edificada daquele que é o centro cívico e histórico da vila de Arganil. Trata-se pois da zona mais nobre da vila, e onde teve origem o seu primitivo núcleo urbano. Com uma delimitação semelhante à que já tinha sido definida em 2002 para a elaboração do Plano de Pormenor de Salvaguarda e Valorização do Centro Histórico de Arganil, serviu este documento estratégico de base para a delimitação da ARU de Arganil, pois contem já um diagnóstico bastante aprofundado da área de intervenção, das suas fragilidades e potencialidades. A área delimitada reúne pois a zona onde estão concentradas as principais unidades de comércio tradicional e serviços da vila, que juntamente com a presença dos principais espaços e equipamentos públicos, justificam a necessidade de uma intervenção integrada, dado o estado de degradação em que se encontra parte do edificado. Para saber mais carregue aqui (ligação externa do portal da habitação).
Delimitação e enquadramento geográfico
A área de intervenção compreende praticamente toda a zona edificada daquele que é o centro cívico e histórico da vila de Arganil, trata-se pois da zona mais nobre da vila onde teve origem o seu primitivo núcleo urbano.
Com uma delimitação semelhante à que já tinha sido definida em 2002 para a elaboração do Plano de Pormenor de Salvaguarda e Valorização do Centro Histórico de Arganil, serviu este documento estratégico de base para a demarcação da ARU-Arganil, pois contém um exaustivo levantamento da área de intervenção o que nos possibilitou ter uma consciência mais aprofundada das fragilidades e potencialidades desta área tanto ao nível do tecido urbano e estado de conservação do património edificado como do tecido social e económico.
A área delimitada reúne, pois, a zona de maior concentração das principais unidades de comercial tradicional e serviços da vila de Arganil, que, juntamente com a existência dos principais espaços e equipamentos públicos, justificam a necessidade de uma intervenção integrada dado o estado de degradação em que se encontra parte do edificado conforme é estabelecido no artigo 12.º do RJRU.
Objetivos estratégicos a prosseguir
A proposta de delimitação da ARU do núcleo histórico da Vila de Arganil tem como fundamento um conjunto de objetivos estratégicos os quais resultarão na execução de uma Operação de Reabilitação Urbana a realizar pelo município de Arganil.
Deste modo foram estabelecidos os seguintes objetivos estratégicos:
- Promover a reabilitação urbana de forma a valorizar o núcleo histórico da Vila de Arganil, criando assim condições que conduzam à melhoria da qualidade de vida das pessoas que visitam e habitam este espaço urbano.
- Criar condições que propiciem a intervenção da iniciativa privada e a vontade de reabilitar o núcleo histórico da Vila de Arganil.
- Potenciar novos investimentos que, de forma sustentável, promovam as sinergias necessárias, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida dos munícipes e a dinamização das atividades económicas.
- Promover a reabilitação do património cultural.
- Requalificar e modernizar os equipamentos públicos de utilização coletiva e os espaços urbanos.
- Valorizar e reabilitar o Teatro Alves Coelho (referenciado na base de dados do património mais relevante construído no séc. XX, o IAP20 – Inquérito à Arquitetura do Século XX em Portugal) otimizando assim o seu potencial como equipamento catalisador da diversificação na oferta cultural do concelho.