A aldeia de Celavisa encontra-se num vale, na margem norte da Ribeira de Celavisa e apresenta um desenvolvimento linear (nascente/poente) ao longo do principal eixo viário, a EM542. Os campos agrícolas têm uma presença muito forte, ladeando toda a povoação.
A delimitação da ARU definiu-se pelas características conjunto edificado apresenta, bem como pela permanência da sua população residente, visando sobretudo criar condições que potenciem a reabilitação dos imóveis privados e do espaço público e a consequente melhoria das condições de vida dos residentes, bem como gerar um conjunto de condições que potenciem e atraiam o investimento privado e a fixação de novos residentes.
No ano de 2011, Celavisa contava com 95 habitantes e 139 edifícios, a maioria dos quais residenciais com 1 ou 2 pisos e anteriores a 1980. O património edificado da aldeia de Celavisa encontra-se cada vez mais degradado, pelo que a delimitação da ARU abrange todos os edifícios e espaços públicos da aldeia. A ARU – Celavisa engloba o núcleo primitivo da aldeia, mas também as zonas mais recentes de expansão ao longo da Av. Oliveira de Matos e da Rua Luís Jorge e o conjunto de edifícios que se encontra na margem sul da Ribeira de Celavisa, resultando uma área com cerca de 16ha.