Barril de Alva é uma aldeia que se desenvolveu-se de forma bastante dispersa no território e resulta da fusão de três diferentes núcleos habitacionais, Casal Cimeiro, Casal do Meio e Casal Fundeiro. Em 2011, Barril de Alva contava com 281 habitantes e 253 edifícios, na sua maioria residenciais com 1 ou 2 pisos e a necessitar de ser intervencionados devido ao seu estado de conservação.

A delimitação da ARU definiu-se pelas características intrínsecas de arquitetura que o conjunto edificado apresenta, visando sobretudo criar condições que potenciem a reabilitação dos imóveis privados e do espaço público e a consequente melhoria das condições de vida dos residentes, bem como gerar um conjunto de condições que potenciem e atraiam o investimento privado.

A ARU – Barril de Alva é bastante extensa, 61 hectares, devido à dispersão que apresenta no território e à necessidade de abranger todos os espaços públicos e principalmente a totalidade dos edifícios, uma vez que na generalidade são anteriores a 1980 e apresentam já diferentes níveis de degradação.

Delimitação e enquadramento geográfico

A área de intervenção delimitada compreende a quase totalidade do património edificado de Barril de Alva, aldeia da União de Freguesias de Coja e Barril de Alva.

O processo de delimitação da ARU baseou-se numa análise ao edificado e ao seu estado de conservação, ao património cultural imóvel e outros edifícios de interesse relevante para a freguesia e ao tecido social e económico. Esta análise permitiu perceber as fragilidades e potencialidades deste núcleo urbano e delimitar a área que carece de uma intervenção mais urgente.

Desta forma, a área delimitada reúne a quase totalidade dos edifícios e espaços públicos da aldeia, resultando uma área bastante extensa devido à forma expandida de ocupação deste território, constituído inicialmente por três povoações distintas, Casa Cimeiro, Casal do Meio e Casal Fundeiro.

Objetivos estratégicos a prosseguir

A proposta de delimitação da ARU de Barril de Alva tem como fundamento os seguintes objetivos estratégicos:

  1. Promover a reabilitação urbana da aldeia de Barril de Alva, de forma a valorizar o património edificado existente e a melhorar a qualidade de vida das pessoas que habitam e visitam este espaço urbano de baixa densidade.
  2. Criar condições que incentivem o investimento de iniciativa privada na reabilitação do edificado na aldeia de Barril de Alva.
  3. Potenciar novos investimentos que, de forma sustentável, promovam as sinergias necessárias, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida dos munícipes e a dinamização das atividades económicas.
  4. Promover a reabilitação do património edificado.
© Copyright Município de Arganil. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Município de Arganil em parceria com a ADSI