Cepos desenvolve-se numa vertente da Serra do Açor com orientação predominante para este e o seu núcleo mais antigo apresenta uma malha apertada e forma orgânica, adaptada à topografia do território. A expansão deste aglomerado rural aconteceu de forma dispersa ao longo dos principais eixos viários até ao cimo da encosta.
A delimitação da ARU definiu-se pelas características intrínsecas de arquitetura que o conjunto edificado apresenta, visando sobretudo criar condições que potenciem a reabilitação dos imóveis privados e do espaço público e a consequente melhoria das condições de vida dos residentes, bem como gerar um conjunto de condições que potenciem e atraiam o investimento privado e a fixação de novos residentes.
Em 2011, Cepos contabilizava 116 habitantes e 161 edifícios, a maioria dos quais residenciais com 1 ou 2 pisos e anteriores a 1980. Dada a necessidade de intervenção em grande parte dos edifícios, a área delimitada reúne a quase totalidade dos edifícios e espaços públicos da aldeia, abrangendo o núcleo primitivo da aldeia e as zonas de expansão mais recentes. A ARU – Cepos é, assim, enquadrada a Norte pelo Parque da Trapa, a Sul pelo Cemitério, a Poente pelo parque de Lazer e a Nascente pela Estrada do Vale da Fonte, perfazendo uma área com cerca de 27ha.