O núcleo mais antigo da aldeia das Secarias localiza-se em torno da Igreja de S. Sebastião e principalmente ao longo de um único eixo viário, a Rua António Duarte Alves. A morfologia seguida é irregular, constituída por lotes estreitos que formam uma malha densa. Com o tempo a aldeia continuou a desenvolver-se ao longo da Rua António Duarte Alves, e também ao longo da N 342 e do espaço compreendido entre estes dois eixos viários.
A delimitação da ARU definiu-se pelas características intrínsecas de arquitetura que o conjunto edificado apresenta, visando sobretudo criar condições que potenciem a reabilitação dos imóveis privados e do espaço público e a consequente melhoria das condições de vida dos residentes, bem como gerar um conjunto de condições que potenciem e atraiam o investimento privado e a fixação de novos residentes.
No ano de 2011, Secarias contava com 356 habitantes e com 242 edifícios, grande parte dos quais de função habitacional com 1 ou 2 pisos. Esta aldeia conta com muitas construções recentes, mas cerca de metade são anteriores a 1980, pelo que a ARU delimitada abrange a quase totalidade do património edificado. A ARU – Secarias engloba assim o centro mais antigo, mas também as zonas de expansão da aldeia, contabilizando uma área com cerca de 43ha.