Pomares situa-se num vale nas margens da Ribeira da Moura no lado Nordeste do concelho de Arganil. É na margem direita desta ribeira que se encontra o núcleo primitivo da aldeia que apresenta uma malha apertada e irregular que contrasta com os grandes campos agrícolas que o rodeiam. Devido à presença destes campos nas terras mais férteis e planas junto à ribeira, a expansão da aldeia deu-se de forma dispersa ao longo do principal eixo viário e estendeu-se também para a margem esquerda da ribeira.

No ano de 2011, Pomares contava com 212 habitantes e 192 edifícios, a maioria dos quais habitacionais com 1 a 4 pisos e anteriores a 1980. A idade dos edifícios ditou a necessidade de a ARU – Pomares abranger a quase totalidade do património edificado, incluindo tanto o núcleo mais antigo como as novas zonas de expansão, somando uma área com cerca de 35ha.

Delimitação e enquadramento geográfico

A área de intervenção delimitada compreende a quase totalidade do património edificado da sede de freguesia de Pomares, do concelho de Arganil.

O processo de delimitação da ARU baseou-se numa análise ao edificado e ao seu estado de conservação, ao património cultural imóvel e outros edifícios de interesse relevante para a freguesia e ao tecido social e económico. Esta análise permitiu perceber as fragilidades e potencialidades deste núcleo urbano e delimitar a área que carece de uma intervenção mais urgente.

Desta forma, a área delimitada reúne a quase totalidade dos edifícios e espaços públicos da aldeia, abrangendo o núcleo primitivo da aldeia, mas também a margem esquerda da Ribeira de Pomares onde se encontra o Parque de Campismo da Bica e o parque desportivo. A ARU de Pomares inclui também as áreas para onde a aldeia se expandiu nas últimas décadas, não só na margem esquerda da ribeira, mas também a Nascente e a Norte.

O resultado é assim uma área extensa, com cerca de 35ha, devido ao crescimento da aldeia de Pomares ter acontecido de forma dispersa ao longo da Ribeira e das estradas existentes, preservando os terrenos agrícolas deste vale contíguos á Ribeira.

Outro fator determinante na delimitação desta ARU foi a paisagem criada pelo conjunto edificado e pela Ribeira de Pomares, uma vez que tal paisagem é um fator importante para o desenvolvimento económico da aldeia.

Objetivos estratégicos a prosseguir

A proposta de delimitação da ARU de Pomares tem como fundamento os seguintes objetivos estratégicos:

  1. Promover a reabilitação urbana da aldeia de Pomares, de forma a valorizar o património edificado existente e a melhorar a qualidade de vida das pessoas que habitam e visitam este espaço urbano.
  2. Criar condições que incentivem o investimento de iniciativa privada na reabilitação do edificado na aldeia de Pomares.
  3. Potenciar novos investimentos que, de forma sustentável, promovam as sinergias necessárias, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida dos munícipes e a dinamização das atividades económicas, destacando-se o turismo.
  4. Promover a reabilitação do património edificado.
  5. Valorizar a paisagem urbana.

Um dos grandes potenciais de Pomares é o turismo, devido á sua localização de proximidade com aldeias inseridas na Rede das Aldeias do Xisto, como Vila Cova de Alva e Aldeia das Dez, e à aldeia histórica do Piódão. Desta forma, a valorização da paisagem urbana criada pelo conjunto edificado e pela Ribeira de Pomares, através da reabilitação do edificado e espaços públicos é um aspeto essencial para assegurar o crescimento desta atividade.

© Copyright Município de Arganil. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Município de Arganil em parceria com a ADSI