A aldeia de Folques desenvolveu-se no vale formado pela ribeira de Folques nas proximidades do Mosteiro de Folques. O seu núcleo mais antigo tem uma malha apertada de morfologia irregular que se expandiu ao longo dos principais eixos viários. Em 2011 esta aldeia contava com 160 habitantes e 144 edifícios, a maioria habitacionais com 1 ou 2 pisos de altura e anteriores a 1980.

A ARU – Folques reúne a quase totalidade dos edifícios e espaços públicos da aldeia, abrangendo o núcleo primitivo da aldeia ao longo das ruas Cristiano da Costa Gouveia, Padre José Lourenço de Matos e Padre José Costa Ventura e do Largo das Almas. A ARU delimitada inclui também as zonas mais recentes da aldeia, a Norte ao longo da Estrada Principal e da rua Álvaro Simões Gouveia, e a Sul estende-se pela Rua S. António. Resulta, assim, uma área com cerca de 16ha.

Delimitação e enquadramento geográfico

A área de intervenção delimitada compreende a quase totalidade do património edificado da sede de freguesia de Folques, do concelho de Arganil.

O processo de delimitação da ARU baseou-se numa análise ao edificado e ao seu estado de conservação, ao património cultural imóvel e outros edifícios de interesse relevante para a freguesia e ao tecido social e económico. Esta análise permitiu perceber as fragilidades e potencialidades deste núcleo urbano e delimitar a área que carece de uma intervenção mais urgente.

Desta forma, a área delimitada reúne a quase totalidade dos edifícios e espaços públicos da aldeia, abrangendo o núcleo primitivo da aldeia ao longo das ruas Cristiano da Costa Gouveia, Padre José Lourenço de Matos e Padre José Costa Ventura e do Largo Almas.

A ARU de Folques inclui também as zonas mais recentes da aldeia, a Norte ao longo da Estrada Principal e da rua Álvaro Simões Gouveia, e a Sul estende-se pela Rua S. António. Resulta assim uma área com cerca de 16ha.

Objetivos estratégicos a prosseguir

A proposta de delimitação da ARU de Folques tem como fundamento os seguintes objetivos estratégicos:

  1. Promover a reabilitação urbana da aldeia de Folques, de forma a valorizar o património edificado existente e a melhorar a qualidade de vida das pessoas que habitam e visitam este espaço urbano de baixa densidade.
  2. Criar condições que incentivem o investimento de iniciativa privada na reabilitação do edificado na aldeia de Folques.
  3. Potenciar novos investimentos que, de forma sustentável, promovam as sinergias necessárias, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida dos munícipes e a dinamização das atividades económicas.
  4. Promover a reabilitação do património edificado.
© Copyright Município de Arganil. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Município de Arganil em parceria com a ADSI