A vila de Arganil tem o seu núcleo original bem demarcado no território e apresentasse de uma morfologia densa e concentrada, constituindo esta área a ARU do Núcleo Histórico de Arganil. Por sua vez, as zonas de expansão da vila aconteceram de forma desordenada e bastante dispersa no território, o que levou á necessidade de delimitar uma segunda ARU para a vila, a ARU – Arganil 2.

Esta nova ARU pretende assim complementar a área já delimitada pela ARU do Núcleo Histórico da Vila de Arganil, abrangendo as zonas da Portelinha, Alagoa, São Pedro, Gândara e Sobreiral, perfazendo uma área com cerca de 384 hectares. A delimitação da ARU – Arganil 2 garante a compreensão da quase totalidade dos edifícios existentes no espaço urbano exterior ao núcleo histórico, o que possibilitará a valorização do património edificado da vila no seu todo.

Delimitação e enquadramento geográfico

A área de intervenção delimitada compreende a quase totalidade do património edificado da sede do concelho de Arganil.

O processo de delimitação da ARU baseou-se numa análise ao edificado e ao seu estado de conservação, ao património cultural imóvel e outros edifícios de interesse relevante para a freguesia e ao tecido social e económico. Com base nesta análise foi delimitada a ARU do núcleo histórico da vila de Arganil, ARU-Arganil, pretendendo-se agora completar esta primeira delimitação, através de uma segunda ARU para a vila, a ARU-Arganil 2.

Desta forma, a área delimitada reúne a quase totalidade dos edifícios e espaços públicos da vila de Arganil que não foram abrangidos pela ARU do núcleo histórico da vila, ficando assim abrangidas as zonas de expansão da vila.

Objetivos estratégicos a prosseguir

A proposta de delimitação da segunda ARU de Arganil tem como fundamento os seguintes objetivos estratégicos:

  1. Promover a reabilitação urbana da vila de Arganil, de forma a valorizar o património edificado existente e a melhorar a qualidade de vida das pessoas que habitam e visitam este espaço urbano, complementando a ARU do núcleo histórico da vila.
  2. Criar condições que incentivem o investimento de iniciativa privada na reabilitação do edificado da vila de Arganil.
  3. Potenciar novos investimentos que, de forma sustentável, promovam as sinergias necessárias, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida dos munícipes e a dinamização das atividades económicas.
  4. Promover a reabilitação do património edificado.
  5. Valorizar a paisagem urbana.
© Copyright Município de Arganil. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Município de Arganil em parceria com a ADSI